Ir direto para menu de acessibilidade.
Página Inicial > Programas de incentivo à qualificação do IFMA

Programas de incentivo à qualificação do IFMA

publicado 22/10/2015 16h09 | última modificação 20/01/2017 11h11

Com o objetivo de incentivar a qualificação dos servidores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a instituição realiza os seguintes programas:

Proqualis

O Programa de Bolsa de Incentivo à Qualificação dos servidores do IFMA (Proqualis) foi aprovado pela resolução do Conselho Superior (Consup) N° 73, de 05 de julho de 2011.

O programa tem como principais objetivos:

• Incentivar e qualificar servidores do IFMA nos níveis de mestrado e doutorado, de modo a atender aos objetivos, planejamento e atribuição institucionais;
  • Capacitar pesquisadores a aturarem em todos os níveis da Educação Profissional e Tecnológica, na Pós-Graduação e na Gestão Administrativa, visando propiciar a nucleação e o fortalecimento de grupos de pesquisa no IFMA;
  • Estimular a implantação de novos cursos de Pós-Graduação.

Não há previsão de lançamento de edital para a seleção de servidores para 2016.

Servidores selecionados nos editais Proqualis:

Mestrados e Doutorados Interinstitucionais (Minter e Dinter)

A partir de parcerias realizadas com outras instituições de ensino, o IFMA incentiva a qualificação do seu quadro de professores e servidores técnico-administrativos com a oferta de programas de Mestrado e Doutorado interinstitucionais.

O IFMA já realizou as seguintes parcerias:

Além das parcerias firmadas, o IFMA está com propostas de Dinter em análise junto à Capes (Edital Nº11/2015)

• Programa de Pós-Graduação em História – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea – Universidade Católica do Salvador (UCSal)

Programas de Pós-Graduação em Rede REAMEC

O Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática é oferecido por uma Associação em Rede de Instituições de Ensino Superior da Amazônia Legal Brasileira, intitulada Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC).

Linhas de Pesquisa:

• Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática.
  • Fundamentos e Metodologias para a Educação em Ciências e Matemática.

Turmas do Programa

Mestrado Profissional em Computação

O projeto de qualificação em Mestrado Profissional em Computação visa formar os servidores da área de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Turma do Programa