Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Programas
Início do conteúdo da página

Programas

publicado 22/10/2015 15h16 | última modificação 14/01/2016 15h58

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) tem cursos de pós-graduação nas modalidades lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado).

 

Cursos de Pós-graduação lato sensu:

  • Educação Ambiental e Gestão Participativa em Recursos Hídricos – Campus São Luís-Monte Castelo
  • Diversidade Cultural na Educação – Campus Caxias
  • Questão Agrária, Agroecológica e Educação no Campo (Residência Agrária) – Campus São Luís-Maracanã
  • Proeja Modalidade EAD- Campus Barra do Corda, Campus Caxias, Campus Pinheiro e Campus São Luís-Monte Castelo
  • Educação do Campo- Campus São Luís-Maracanã

 

Programas de Pós-graduação stricto sensu:

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais (PPGEM) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) oferece o Mestrado em Engenharia de Materiais, com ênfase nas subáreas de Materiais Metálicos e Materiais Cerâmicos. Recomendado pela CAPES em dezembro de 2004, o PPGEM é uma iniciativa pioneira no Estado do Maranhão nessa área de conhecimento. O Programa tem como missão a formação de recursos humanos de alto nível para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia na seguinte linha de pesquisa:

  • Processamento e Caracterização de Propriedades dos Materiais.

Visite o site do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais (PPGEM).

 

O Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissionalizante, voltado a professores de ensino básico e superior que lecionam conteúdos na área de Física. O programa tem como objetivo a melhoria do ensino de física no país. Ele é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e conta com a participação de instituições de ensino superior que constituem polos regionais onde ocorrerem as atividades de ensino e desenvolvimento do Programa.

O IFMA Campus São Luís Monte Castelo é um desses polos, o de número 63. O mestrado está vinculado ao Departamento de Física do campus.

Visite a página do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF).

 

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) oferece o mestrado em duas linhas de pesquisa: Química ambiental e Bioenergia e catálise heterogênea. O programa foi aprovado pela Capes em dezembro de 2015. O intuito do PPGQ é auxiliar na redução dos impactos ambientais, gerados pelo crescimento populacional e das atividades do setor agropecuário, alinhado com o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Maranhão.

Visite a página do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ).

 

Fim do conteúdo da página